Boas práticas corban: saiba como a tecnologia pode ajuda

Melhor tecnologia para correspondentes bancários
Com a tecnologia, vender consignado ficou fácil.
Neste artigo, o blog Fala Corban traz dicas valiosas para o correspondente bancário que quer seguir as boas práticas do mercado e fortalecer o seu negócio.

O que vamos falar?

Você sabe quais são as boas práticas dos correspondentes bancários? Para ser Corban é necessário seguir algumas regras importantes e contar com uma tecnologia avançada para desenvolver um trabalho de qualidade. 

Trabalhar com empréstimos consignados exige seguir regras dos órgãos técnicos. Isso é obrigatório para não ser notificado, pagar multa ou, até mesmo, perder a autorização para oferecer crédito. 

Quais públicos podem ser atendidos pelo corban?

Antes de falarmos sobre boas práticas, vamos conhecer mais sobre a função do correspondente bancário.  Isso porque, quem trabalha como corban pode atuar em diversas áreas, sendo o empréstimo consignado uma das possibilidades. Nessa modalidade, o público que recebe crédito consignado é seguinte: públicos:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Beneficiários do BPC/Loas
  • Servidores do governo federal (Siape);
  • Servidores de governo estaduais e prefeituras municipais;
  • Militares das Forças Armadas
  • Trabalhadores com saldo no FGTS

O que diz a autorregulação sobre as boas práticas corban?

Desde 2020, os correspondentes bancários devem seguir um conjunto de normas de boas práticas, definidas pela autorregulação do mercado de consignados. Todas criadas com o objetivo de orientar a ação de bancos e profissionais do setor sobre as ofertas de empréstimos consignados.  

Segundo dados da Febraban (Federação Nacional de Bancos), desde a implementação da autorregulação, mais de 1.200 correspondentes receberão punição. Assim, para evitar esse tipo de desgaste, o corban deve ficar atento às boas práticas do setor. E, acima de tudo, investir em tecnologia para facilitar o cumprimento da regulamentação.

O projeto criado pela Febraban em parceria com a ABBC (Associação Brasileira de Bancos) tem adesão de 99% das instituições financeiras. Entre as regras da autorregulação estão:

  • Serviço de bloqueio de ligações de quem está na lista do “Não Perturbe”
  • Respeito aos direitos dos consumidores
  • Criação de SAC e Ouvidoria para atender servidores, aposentados e pensionistas
  • Orientação para prevenção a fraudes
  • Sistema para empréstimo consignado para militares das Forças Armadas 
  • Treinamento e capacitação dos funcionários em temas voltados à proteção e direitos dos consumidores idosos.

Como a tecnologia pode ajudar nas boas práticas?

Além disso, o correspondente bancário, que lida com empréstimo consignado, deve contar com uma tecnologia avançada que atenda às demandas do setor.  Assim, o seu trabalho ganha mais eficiência e dinamismo.

Adquirir um sistema eficiente que tenha como função oferecer uma campanha higienizada, é essencial para os profissionais que trabalham com consignados. Porém, fique atento ao tipo de sistema contratado. A finalidade é garantir que a tecnologia evite que o Corban negocie com servidores ou aposentados que não querem ser contatados. 

Para isso, é importante escolher um CRM capaz de fazer uma higienização eficiente e com boa assertividade, a fim de garantir diversas vantagens para o corban que busca qualidade no seu negócio.

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