Como a redução dos juros da taxa Selic impacta nos negócios do corban?

Redução dos juros da taxa Selic impulsiona consignados.
Correspondentes bancários podem aproveitar a redução dos juros da taxa Selic para vender mais.

O que vamos falar?

Pela primeira vez em 3 anos, o Comitê de Política Monetária (Copom)  Banco Central do Brasil optou pela redução dos juros da taxa Selic. Com a decisão, a taxa que estava em 13,75% passa a ser 13,25%, ou seja, uma redução de 0,5 ponto porcentual 

Com a queda da Selic, economistas estão otimistas sobre uma melhora na economia. Isso porque a queda de juros influencia na melhora do consumo e barateia o crédito. Mesmo considerado pequeno, o corte na Taxa Selic favorece todos os tipos de créditos, inclusive os consignados. E essa é uma boa notícia para correspondentes bancários de consignados, já que os juros baixos da Selic se tornam mais atrativos para quem pretende contratar empréstimo. Quanto mais contratos de consignados, melhor para o faturamento do corban. 

A redução dos juros da taxa Selic influencia nos consignados?

Qualquer tipo de crédito é impactado pelos juros da taxa Selic tanto de forma positiva quanto negativa. Por isso, o mercado financeiro, governos e outros setores ligados à economia ficam na expectativa quando o Copom se reúne para decidir a taxa. 

Para quem investe, a taxa alta contribui com o aumento dos valores investidos, porém, esses mesmos juros são ruins para o comércio, financiamento e cartão de crédito. Juros altos reduzem o consumo e as empresas têm queda na produção. 

Quando falamos de consignados, a Selic também influencia bastante, mesmo sendo uma modalidade mais em conta 

De acordo com o Banco Central, quando a Selic atingiu o valor de 13,75% em agosto de 2022, a média de juros do crédito consignado chegou a 25,07% ao ano.  Além da taxa básica de juros. Isso desestimulou as contratações. Agora, com a Selic mais atrativa, a tendência é que os juros praticados pelos bancos também apresentem queda, estimulando trabalhadores, servidores públicos, aposentados e pensionistas a buscarem o crédito consignado como opção viável para a realização de um sonho ou pagamento de dívidas. 

Especialistas explicam que quando bancos públicos oferecem taxas de juros mais baixas para aposentados e pensionistas do INSS, a tendência é de que os bancos privados também precisem diminuí-las para conseguir competir com essas instituições.  

A redução dos juros é boa para o corban?

Com a taxa Selic reduzida, trabalhadores, servidores e aposentados podem se sentir estimulados a contratarem empréstimos. O volume de contratação pode aumentar, tornando-se uma grande oportunidade para o correspondente bancário elevar o seu faturamento.

Para aproveitar o momento, monte uma estratégia de vendas para atrair novos clientes de consignados. Além disso, coloque em prática as técnicas de negociação, prepare um script eficiente para quebrar todos os tipos de objeções para ampliar suas vendas. Os ganhos também podem ser fortalecidos por meio do trabalho com portabilidade de dívidas.

Mesmo com as vantagens proporcionadas pela redução da Selic, muitos correspondentes têm dúvidas sobre a influência da taxa Selic no mercado de crédito consignado. Alguns temem uma redução das comissões. Segundo especialistas do mercado de consignados, se, mesmo com a diminuição da taxa Selic, a taxa de juros do crédito consignado for mantida, as comissões repassadas para o correspondente bancário podem ser reajustadas pelos bancos.

Entretanto, se o limite máximo de juros da modalidade de crédito com desconto direto da folha de pagamento sofrer alguma redução, as instituições bancárias são obrigadas a diminuir o valor repassado para os correspondentes bancários ou, na melhor hipótese, manter as comissões estáveis.

Portanto, aproveite que as taxas de juros do consignados não sofreram redução para vender muito.

Leia também: Governo pretende reduzir teto dos juros do consignado do INSS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *