Mais uma vez! Governo pretende reduzir teto dos juros do consignado do INSS

Teto dos juros do consignado do INSS
Ministério da Previdência pretende baixar os juros do empréstimo do INSS

O que vamos falar?

O teto dos juros do consignado do INSS pode sofrer a sua segunda redução neste ano. Pelo menos é o que pretende o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. O objetivo é aproveitar a queda da taxa básica de juros da Selic, anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). 

No início do ano, o  teto foi reduzido para 1,97% ao mês para os empréstimos consignados descontados na folha de pagamento. Agora, o ministro sugere uma nova queda na taxa. No primeiro semestre de 2023, a intenção era que a taxa de juro chegasse a 1,70%, porém os bancos afirmaram que a alíquota era impraticável. O que fez o governo desistir da ideia e estabelecer o teto de 1,97%.

Bancos públicos já reduziram os juros do consignado do INSS

Segundo o ministro, muitos bancos já cobram uma taxa menor do que foi determinada pelo governo. Atualmente, apenas os bancos públicos cobram juros menores, como a Caixa Econômica.  Atualmente, a instituição está cobrando 1,74% ao mês antes da queda da Selic. Agora, a Caixa anunciou que passará a cobrar 1,70% ao mês, devido à redução na Selic. 

Já o Banco do Brasil ajustou as suas taxas de 1,81% para 1,77% ao mês, na faixa mínima, e de 1,95% para 1,89% ao mês, no patamar máximo. Assim como as instituições públicas, é possível que os bancos privados também baixem os seus juros com a finalidade de aumentar a concorrência.

De acordo com o ministro Carlos Lupi, os estudos sobre a redução do teto dos juros do consignado do INSS acontecem nas próximas semanas. 

Saiba mais: Como a redução dos juros da taxa selic impacta nos negócios do corban?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *