A partir deste mês, os beneficiários do BPC/LOAS voltam a ter acesso ao crédito consignado, suspenso em março deste ano. A boa notícia foi confirmada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo informações da instituição previdenciária, a partir do dia 25 de agosto as propostas da pré-digitação serão enviadas para averbação e pagamento.
O retorno da linha de crédito do BPC/LOAS é um alívio para os correspondentes bancários que trabalham com consignação, pois aumenta as suas possibilidades de ampliar a sua carteira de clientes e fechar novos contratos.
Para contratar o consignado BPC/LOAS, o beneficiário pode comprometer até 35% da sua renda mensal, sendo que 30% são utilizados para operação de crédito com descontos direto na folha de pagamento. Além disso, os 5% restantes serão utilizados com o cartão de crédito consignável ou com cartão benefício consignado.
É bom lembrar que os beneficiários do BPC/LOAS recebem o valor de um salário mínimo. Portanto, eles poderão comprometer até R$ 396 com o crédito. Mesmo com a liberação do crédito, o INSS esclareceu que as regras precisam ser normatizadas e o sistema do Dataprev deve ser atualizado para começar a descontar na folha as parcelas do consignado. Por isso, foi definida a data de 25 de agosto.
Dados da previdência mostram que em julho o benefício assistencial foi pago a cerca de 5 milhões de brasileiros. O BPC/Loas é pago a idosos a partir de 65 anos em vulnerabilidade social e a pessoas com deficiência física de baixa renda.
Saiba mais: Portabilidade de dívidas: como aumentar o seu faturamento?