Mais uma vez, o Conselho Nacional de Previdência Social reduziu a taxa de juros dos consignados para beneficiários do INSS, de 1,97% para 1,91%. No início do mês, quando houve a redução da taxa básica de juros, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, já demonstrava o interesse de diminuir o teto dos juros do consignado do INSS.
Essa é segunda redução este ano, a primeira ocorreu em março. De acordo com o ministro, se o Comitê de Política Monetária (Copom) continuar reduzindo a taxa básica de juros da economia, a Selic, o CNPS pode reduzir novamente o teto do consignado para beneficiários do INSS.
Bancos públicos foram os primeiros a reduzir a taxa
Os bancos públicos (Caixa e Banco do Brasil) foram os primeiros a reduzir a taxa, o que ocorreu no início de agosto após o anúncio da taxa Selic. Recentemente, a Caixa Econômica anunciou que passará a cobrar 1,70% ao mês, em decorrência da redução na Selic.
Por sua vez, o Banco do Brasil ajustou suas taxas de 1,81% para 1,77% ao mês na faixa mínima, e de 1,95% para 1,89% ao mês no patamar máximo.