Entrou em vigor nesta segunda-feira, 23, o novo teto de juros do consignado para beneficiários do INSS. Isso significa que a partir desta data, os bancos não podem ultrapassar o teto máximo de juros determinado pelo Conselho Nacional de Previdência Social tomou essa decisão baseado na queda da Selic.
A nova taxa do consignado do INSS praticada é de 1,84% ao mês. Em relação ao cartão de crédito consignado, o teto de juros praticado a partir desta segunda é de 2,73% ao mês.
Como é feito o empréstimo?
Mesmo com as mudanças nas taxas de juros do consignado do INSS, as regras para concessão do empréstimo continuam as mesmas. De acordo com as normas do crédito consignado do INSS, aposentados e pensionistas podem solicitar o valor máximo de até 45% da renda.
No entanto, 35% são autorizados para uso exclusivo para o empréstimo, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício, criado em 2022.
Como consultar as taxas de juros
Na página do INSS é possível consultar as taxas de juros praticadas pelos bancos. As médias das taxas de juros apresentadas no Meu INSS são as praticadas no dia anterior. Além da redução do teto, também foram determinadas regras de transparência nas informações a serem prestadas aos beneficiários. É possível verificar na plataforma Meu INSS, disponível em computador, ou aplicativos para Android e iPhone.
Para ter acesso às informações, o aposentado ou pensionista precisa fazer o login no site gov.br com CPF e senha.