Pela quarta vez neste ano, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) definiu um novo teto para o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, de 1,84% para 1,80% ao mês. Esse é o menor patamar desde que o Ministério da Previdência começou a série de reduções dos juros.
Para operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, a taxa máxima de juros foi ajustada de 2,73% para 2,67%, também ao mês.
Durante a reunião, o Ministério da Previdência havia proposto uma taxa ainda menor de 1,77% ao mês, alinhada ao acompanhamento da Selic, critério utilizado nas últimas decisões e defendido pela pasta. No entanto, a proposta da Confederação Nacional do Comércio (CNC), membro do CNPS, prevaleceu, sugerindo uma redução mais moderada para o consignado convencional, de 1,84% para 1,80% ao mês.
Ao oferecer crédito consignado, bancos e instituições financeiras precisam respeitar os limites estabelecidos pelo CNPS. O novo teto entra em vigor cinco dias úteis após a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU).