Dados divulgados pelo Banco Central apontam que os aposentados e pensionistas do INSS pegaram mais empréstimo consignado em agosto do que em julho. De acordo com o Bacen, a concessão de crédito para esse público aumentou quase 40% em apenas um mês. O montante concedido atingiu a marca de R$ 6,6 bilhões em agosto, em contraste com os R$ 4,8 bilhões de julho, representando um aumento expressivo de 37,8%.
Um dos fatores que contribuiu para o aumento na concessão do consignado é o Programa Desenrola Brasil, lançado em 17 de julho, que visa à renegociação de dívidas. Conforme explica a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), mais de 6 milhões de registros de clientes que estavam em situação negativa foram regularizados.
Consignado do INSS é a melhor opção para aposentados
Os empréstimos consignados são uma opção atraente para muitos aposentados e pensionistas do INSS, com um total de 16.995.121 beneficiários utilizando essa modalidade, o que equivale a quase metade do total de beneficiários do instituto.
A principal vantagem é o desconto direto na folha de pagamento, permitindo que os tomadores de empréstimo tenham acesso a crédito com taxas de juros mais baixas.
A partir do fim de outubro, os beneficiários poderão verificar informações detalhadas sobre seus empréstimos consignados por meio do extrato do Meu INSS, incluindo dados sobre as taxas de juros cobradas em cada empréstimo.
A Dataprev, empresa de tecnologia do governo federal, também passará a validar as taxas de juros praticadas pelos bancos, tornando mais fácil para os cidadãos comparar as ofertas disponíveis e tomar decisões financeiras informada.
Saiba mais: Redução da taxa de juros do consignado do INSS volta a ser embate entre bancos e governo