O primeiro mês do ano terminou com mais uma queda na taxa básica de juros. A decisão ocorreu nesta quarta-feira (31), durante a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, o conselheiros decidiram reduzir a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 11,75% ao ano para 11,25% ao ano.
Este foi o quinto corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto de 2023. No comunicado divulgado após o encontro, o Comitê voltou a sinalizar que poderá cortar novamente a Selic neste mesmo patamar (0,5 ponto percentual) nos próximos encontros.
Redução dos juros do consignado do INSS
A nova redução da Selic pode impactar diretamente no teto dos juros do empréstimo do consignado do INSS, já que essa é uma prática adotada pelo Ministério da Previdência. A última redução dos juros do INSS ocorreu no dia 11 de janeiro, quando o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) diminuiu o teto de 1,80% ao mês para 1,76% ao mês.
Para operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, a taxa máxima de juros foi ajustada de 2,67% ao mês para 2,61% ao mês.
Saiba mais: Fila do INSS nunca vai acabar