Você sabe quais são as boas práticas dos correspondentes bancários? Para ser Corban é necessário seguir algumas regras importantes e contar com uma tecnologia avançada para desenvolver um trabalho de qualidade.
Trabalhar com empréstimos consignados exige seguir regras dos órgãos técnicos. Isso é obrigatório para não ser notificado, pagar multa ou, até mesmo, perder a autorização para oferecer crédito.
Quais públicos podem ser atendidos pelo corban?
Antes de falarmos sobre boas práticas, vamos conhecer mais sobre a função do correspondente bancário. Isso porque, quem trabalha como corban pode atuar em diversas áreas, sendo o empréstimo consignado uma das possibilidades. Nessa modalidade, o público que recebe crédito consignado é seguinte: públicos:
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Beneficiários do BPC/Loas
- Servidores do governo federal (Siape);
- Servidores de governo estaduais e prefeituras municipais;
- Militares das Forças Armadas
- Trabalhadores com saldo no FGTS
O que diz a autorregulação sobre as boas práticas corban?
Desde 2020, os correspondentes bancários devem seguir um conjunto de normas de boas práticas, definidas pela autorregulação do mercado de consignados. Todas criadas com o objetivo de orientar a ação de bancos e profissionais do setor sobre as ofertas de empréstimos consignados.
Segundo dados da Febraban (Federação Nacional de Bancos), desde a implementação da autorregulação, mais de 1.200 correspondentes receberão punição. Assim, para evitar esse tipo de desgaste, o corban deve ficar atento às boas práticas do setor. E, acima de tudo, investir em tecnologia para facilitar o cumprimento da regulamentação.
O projeto criado pela Febraban em parceria com a ABBC (Associação Brasileira de Bancos) tem adesão de 99% das instituições financeiras. Entre as regras da autorregulação estão:
- Serviço de bloqueio de ligações de quem está na lista do “Não Perturbe”
- Respeito aos direitos dos consumidores
- Criação de SAC e Ouvidoria para atender servidores, aposentados e pensionistas
- Orientação para prevenção a fraudes
- Sistema para empréstimo consignado para militares das Forças Armadas
- Treinamento e capacitação dos funcionários em temas voltados à proteção e direitos dos consumidores idosos.
Como a tecnologia pode ajudar nas boas práticas?
Além disso, o correspondente bancário, que lida com empréstimo consignado, deve contar com uma tecnologia avançada que atenda às demandas do setor. Assim, o seu trabalho ganha mais eficiência e dinamismo.
Adquirir um sistema eficiente que tenha como função oferecer uma campanha higienizada, é essencial para os profissionais que trabalham com consignados. Porém, fique atento ao tipo de sistema contratado. A finalidade é garantir que a tecnologia evite que o Corban negocie com servidores ou aposentados que não querem ser contatados.
Para isso, é importante escolher um CRM capaz de fazer uma higienização eficiente e com boa assertividade, a fim de garantir diversas vantagens para o corban que busca qualidade no seu negócio.
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