A Dataprev deu um importante passo para agilizar o processo mensal da folha de pagamento e na concessão de crédito consignado. Para isso, investiu na modernização tecnológica de processamento mensal da folha. E isso beneficiou mais de 38 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, o sistema avançado permite melhor performance de execução e de manutenção. Além disso, Assumpção afirma que a implantação da tecnologia faz parte da meta do INSS de tornar a gestão mais moderna e eficiente.
Ainda segundo a Dataprev, a nova tecnologia utilizada no processamento da folha de pagamentos tem como função agregar recursos como o novo sistema de validação de créditos, permitindo maior segurança na avaliação.
Modernização tecnológica vai acelerar consignados
Conhecida como ‘maciça’, a folha de pagamentos estava hospedada e era executada em um equipamento mainframe (computador de grande porte), que utiliza tecnologia em plataforma alta.
A partir deste mês, o processamento da folha será em plataforma baixa, com sistemas de linguagens mais modernas de computação (Java). Assim, substituirão os programas executados na plataforma alta.
Para os correspondentes bancários, essa é uma boa notícia. Já que a modernização tecnológica vai acelerar todos os processos da Dataprev, inclusive a averbação de crédito.
Agora, com a modernização tecnológica, a validação dos créditos ganhará mais agilidade, facilitando o trabalho dos corbans.
Saiba mais: Corban: aumente o faturamento com consignado para Forças Armadas
Fim das filas do INSS
Além disso, para acabar com as filas do INSS, o governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória (MP) que cria um Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social.
A MP prevê o pagamento de bônus para funcionários do INSS que aderirem ao projeto. O objetivo é acelerar os requerimentos de aposentadorias, auxílios e perícia médica. Bem como, análise documental relativas a benefícios previdenciários, ou assistenciais, administrativos ou judiciais.
Saiba mais: Crédito consignado para beneficiários do INSS tem aumento de 36% após queda de juros