A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) anunciou que a redução dos juros do crédito consignado para aposentados pode levar os bancos a reduzir a oferta desses empréstimos.
Por meio de uma nota divulgada na imprensa, o novo patamar dos juros não cobre os custos de parte dos bancos e, ainda, restringe a oferta de crédito mais barato para aposentados e pensionistas. A Febraban explicou que a medida “coloca o produto em patamar abaixo dos custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito”. Isso ameaça a concessão do consignado do INSS para aposentados e pensionistas.
Dados do Banco Central mostram que 36 instituições financeiras operaram o crédito consignado do INSS. Em nota, a Febraban afirmou que: “Na contramão de outras áreas do governo, que têm debatido com o setor bancário melhorias do ambiente de crédito, melhor seria se o Ministério da Previdência Social tivesse prestigiado o debate e a racionalidade econômica em linhas que são fundamentais para o consumo das famílias”, cita a nota.
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou em reunião extraordinária o corte do juro máximo para o empréstimo com desconto em folha de 1,97% para 1,91% ao mês.
Saiba mais: Ministro reduz taxa de juros dos consignados do INSS