Por oferecer juros baixos e um prazo de parcelamento maior, o consignado é um sucesso entre os brasileiros de todas as idades. A partir dos 18 anos, já é possível solicitar o crédito para realizar sonhos ou quitar uma dívida. Os dados anunciados pela Caixa Econômica Federal revelam o quanto o consignado é o preferido dos trabalhadores.
Segundo a Caixa, 32 milhões de brasileiros com saldo no FGTS solicitaram o saque-aniversário; destes, quase 17 milhões contrataram o empréstimo consignado. Isso significa que, até agosto de 2023, o total contratado somava R$ 111,4 bilhões.
Além das facilidades de solicitar o consignado, outro motivo que ajudou a alavancar a contratação do empréstimo é o fato de ser liberado para quem está negativado.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 70% dos usuários dessa linha estavam negativados e não tinham acesso a outras fontes de crédito.
Quando foi criado o empréstimo do saque-aniversário do FGTS?
A modalidade foi criada por lei em 2019, com a finalidade de estimular o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O novo tipo de saque permitiu que o trabalhador fizesse retiradas sempre no mês do seu aniversário – seja para consumo, quitar dívidas ou aplicar em outro investimento com maior rentabilidade.
Saiba mais: Crédito consignado INSS: como ficam as contratações após redução dos juros